Teddy Boys

TEDDY BOYS Um reflexo interessante do Dandismo foi a subcultura dos Teddy Boys, jovens britânicos que usavam roupas que buscavam referências no período Edwardiano.

Após a Segunda Guerra os alfaiates da rua Savile Row deram um golpe de marketing do caralho apostaram em uma engenhosa maneira de fazer dinheiro: trouxeram de volta as casacas Edwardianas e as introduziram aos jovens. Para sorte dos alfaiates, a moda pegou e em pouco tempo jovens de todo Reino Unido estavam usando casacos na altura dos joelhos, calças ajustadas, gravatas diferenciadas, oxfords, creepers e topetes esculturais.

Por se tratar de uma subcultura os Teddy Boys não se limitavam a apenas vestir e compartilhavam de um mesmo gosto musical. Curtiam rock, jazz e skiffle e se reuniam em pubs e cafés. Alguns grupos formavam verdadeiras gangues e arranjavam encrenca com outras gangues, como toda boa "tribo" que curte pagar de macho.

Encrencas à parte os Teddy Boys deram o pontapé inicial no consumo jovem e perpetuaram a essência do Dandismo: você não precisa cagar dinheiro ser rico para se vestir bem.