Como montar seu Outfit VII - Adaptando Subdivisões

Não existem subdivisões de Ouji e Dandy como acontece em Lolita, mas é claro que já passou pela cabeça de muita gente fazer adaptações seguindo as características dos diversos tipos de Lolita que conhecemos. Para tal façanha uma ótima opção é tratar os subestilos de Lolita como "temas".

Classical:
Para uma adaptação de Classical devemos seguir o mesmo raciocínio da montagem de um outfit Lolita deste tema. Se as Classical Lolitas são inspiradas no requinte, elegância e sofisticação das damas vitorianas, Oujis e Dandies não devem fugir à essa premissa. Tons "antigos" como marrom, bege, bordô, verde musgo, azul marinho e creme são indispensáveis. O corte das roupas deve ser mais limpo e "moderno" evitando excessos de babados e detalhes. Gravatas de vários tipos são mais adequados do que jabots e laços. Oujis devem evitar ser "fofos demais" e os Dandies devem deixar a opulência de lado ao usar outfits Classical. Inspire-se nas roupas usadas entre a era vitoriana e o início do século XX. Elegância, simplicidade e seriedade andam juntos.







Country:
Não fica muito distante das dicas do Classical, aproveitando-se de uma paleta de cores muito semelhante e variando apenas nas estampas e acessórios. Normalmente o gingham, o popular "xadrez picnic" deve ser evitado em boystyle mas para uma adaptação Country ele pode ser usado sem problemas se você souber coordená-lo. Outros tipos de xadrez também são indicados assim como estampas florais delicadas. Peças muito pesadas como casacas e blazers ficam totalmente de fora até mesmo para os Dandies, entre no espirito de campestre e relaxe. Neste subestilo Oujis podem usar botinhas mais tranquilamente. Acessórios de palha podem completar o outfit. Não se acanhe em usar boater hats e cestas de picnic!




Steampunk:
Sendo um tema recente até mesmo em Lolita, poucos conseguem, na prática, conseguir uma boa harmonia na hora de coordenar um outfit Steampunk. Pode-se usar como "base" as dicas de Classical e variar nos acessórios utilizando de forma moderada goggles, relógios de bolso, broches e pingentes em forma de engrenagens e chaves. Itens de couro como bolsas, pastas e até cintos mais trabalhados também são uma boa pedida. Apenas evite exagerar na quantidade de acessórios, como é bem comum no estilo Steampunk. Lembre-se de que você estará fazendo um crossover, uma adaptação de tema, e algumas guidelines devem ser respeitadas.


Gothic:
Elegante como Classical, mas com a liberdade de caprichar mais nos detalhes como babados, jabots e laços. Preto e branco são obviamente indispensáveis mas não as únicas cores a serem utilizadas. Tons escuros de azul, bordô e verde se encaixam perfeitamente. Camafeus, pingentes e broches bem trabalhados em formato de rosas ou cruzes podem completar seu outfit. Lembre-se de manter a elegância e ter uma aparência sóbria, mesmo que opulenta. Calças boca de sino, pantalonas, saias, cabelos desgrenhados e maquiagem pesada estão totalmente fora de cogitação. Nada de tentar parecer o Mana, ok?




Sweet:
Chegamos a um ponto delicado. É preciso muito cuidado e experiencia para adaptar Sweet para Boystyle, uma vez que Sweet muitas vezes é "feminino demais". Um OTT pode não ser adaptável mas sabendo manter a harmonia, um Sweet Old School é perfeitamente cogitável. Babados, laços, jabots, cores claras como creme, rosa e azul em tons opacos são boas opções.




"Hime":
Em japonês, "hime" significa "princesa". Hime Lolita é a Lolita princesa, o mais opulento entre todos os subestilos sendo mais inspirado no rococó do que no vitoriano. Se fossemos adaptar o nome "hime" para o masculino teríamos "ouji", que significa príncipe, mas já temos um estilo com esse nome, o que criaria um paradoxo. Nomenclaturas à parte, todo esse conceito de realeza pode e deve ser aproveitado em Boystyle. Mais babados, mais laços, acessórios mais bem trabalhados como camafeus, casacos e coletes em jacquard com muitos botões e detalhes. Elegância mas acima de tudo pompa. Inspire-se no rococó e utilize uma paleta de cores ampla, desde os tons mais sóbrios e escuros aos mais suaves e opacos.




Punk:
Para uma Lolita, atingir a harmonia perfeita em um outfit com inspiração punk é difícil. Dandies e Oujis podem encontrar as mesmas dificuldades: manter o equilíbrio entre a elegância e sofisticação de uma roupa antiga com a agressividade e modernidade do Punk. Use xadrez, buttons ou correntes, mas não exagere. Não use nenhuma peça rasgada ou desfiada. Que valha a lei da compensação: se for usar uma jaqueta mais agressiva e moderna, que o resto do seu outfit seja simples e dentro das regras de boystyle. Se for usar uma bermuda ou calça xadrez vermelha, evite correntes e use um blazer mais simples e sóbrio. Sapatos Creeper funcionam nessa subdivisão melhor do que em qualquer outra.




Pirate e Sailor:
Um dos temas favoritos nos últimos anos tem sido o Pirate, graças à linha Alice and the Pirates da Baby. Pode render adaptações tanto pra Ouji quanto Dandy. Chapéus tricórnio adornados com plumas, botas altas e casacos longos. Tudo em tons básicos como preto, branco e marrom. Sailor é dificilmente adaptável para Dandy, mas pode ser coordenado sem dificuldades em Ouji. Branco e azul marinho são básicos e devem ser usados indiscriminadamente. Detalhes em vermelho ou dourado completam a estrita paleta de cores deste tema. Não é necessário cair no clichê de usar uma camisa de marinheiro para se ter um outfit Sailor. Você pode muito bem usar outros tipos de camisas ou boinas e complementá-los com acessórios como pingentes em forma de leme, âncora ou animais marinhos.