Como montar seu Outfit VI - Chapéus

Acessórios são fundamentais para complementar outfits e um acessório muito comum para Dandy e Ouji é o chapéu. Seu uso não é obrigatório, mas certamente muito bem vindo. 

Cartola:
Herança dos dandies do século XIX as cartolas são o ápice da elegância. No entanto, é onde a maioria erra. Cartolas "de verdade" são caras e um pouco difíceis de encontrar, o que faz com que muita gente apele para lojas de fantasias. E o grande problema disso é que a maioria das cartolas de lojas de fantasias são de péssima qualidade tanto no material quanto no formato bizarro. É complicado listar os pontos à que você deve ficar atento(a), portanto ter um olho bem treinado e boas referências é fundamental. Além do modelo tradicional temos as mini-cartolas. Populares entre Lolitas em 2006, causam polêmica até hoje. A grande maioria das mini-cartolas vistas por aí são de péssima qualidade e parecem feitas com um CD com um rolo de papel higiênico colado encima. Dificilmente você irá encontrar uma adequada e mais dificilmente ainda encontrará um outfit onde ela se encaixe. Elas são mais facilmente aceitas em outfits Lolita que sigam uma proposta burlesca. Como estamos falando de Boystyle, recomento manter distância a menos que você realmente saiba o que está fazendo. Se ainda assim você quiser se aventurar em usar, use com Ouji mas nunca em Dandy.

Chapéu Coco:
Também conhecido como Bowler ou Derby Hat. Surgiu na metade do século XIX como uma alternativa bem mais prática do que a cartola e rapidamente se popularizou. É elegante e despojado na medida certa podendo ser usado tanto para Dandy quanto para Ouji e até mesmo em adaptações mais casuais.


Tricórnio:
Popular durante o século XVIII e caindo em desuso no século seguinte, o tricórnio foi usado tanto por nobres quanto militares e civis da classe operária. Podiam ser simples ou extremamente decorados com bordados, laços e plumas. Fica bem em outfits com inspiração rococó ou temática Pirate. Por incrível que pareça, é extremamente fácil de se conseguir. Pode ser encontrado em lojas de fantasia mas devem ser personalizados para driblar a qualidade duvidosa.


Boater Hat:
Também conhecido como Cancan Hat. Popular pelo seu uso pelos gondoleiros de Veneza. Fica muito bem com as subdivisões Country ou Sailor. Infelizmente é um pouco difícil de encontrar.


Fedora:
O popular chapéu de gangster pode ser encontrado sem muitas dificuldades nas mais variadas lojas e por bons preços. Contudo, por sua modernidade, só ficam bem com adaptações casuais e não em full outfits. E fique atento aos modelos e materiais! Se você não tiver um olho bem treinado para distinguir peças de qualidade evite xadrez, listrado e risca de giz.

Boinas:
Disponíveis em uma infinidade de modelos, cores e materiais as boinas são uma excelente opção pra Ouji e looks casuais inspirados. Evite apenas a boina militar.