Como montar seu outfit III - Casacos

O casaco é parte importante (embora não obrigatória) em um outfit Boystyle. Ele pode ser o complemento ou até mesmo a peça principal dependendo do nível de detalhes. Mas é preciso estar atento aos diversos tipos de casacos pois uns combinam mais com ouji do que dandy e vice-versa. Outro cuidado a se tomar é evitar casacos e jaquetas com zíper, pois eles podem destruir seu outfit.

Cardigans:
Cardigans são perfeitos pra quase todos os tipos de Ouji e até alguns outfits Dandy. Possuem uma versatilidade incrível e estão disponíveis dos mais basicos (lisos) até com detalhes como padronagens ou bordados. Podem ser usados em full outfits e em versões mais casuais. Podem ser encontrados em lojas de roupas "normais" e brechós.


Suéter/Pullover:
Com certeza você já ouviu muito esse nome nos filmes. Não é nada mais que uma versão fechada do cardigan. Também existem versões sem mangas, os coletes de malha. Podem ser encontrados em lojas "normais" de roupas e brechós.


Blazer e Paletó:
A parte superior de um terno pode ser usada, mas não é sempre que vai ficar apropriado. O corte e tamanho deve ser adequado ao seu corpo. Se for muito grande esqueça, melhor não usar. Eles são bem estruturados e dão um ar mais "moderno" (início do séc. XX) ao seu outfit. Também ficam muito bons com adaptações para o dia a dia. Não fica muito bem em Ouji. O blazer é uma versão mais despojada do terno e mais fácil de usar/combinar com seu outfit. São menos estruturados e normalmente mais curtos. A gola as vezes é maior e um pouco estilizada. Ao contrario dos ternos vai bem tanto com Dandy quanto com Ouji. Existem alguns ainda mais curtos que blazeres normais que ficam perfeitos com Ouji. Podem ser encontrados em lojas "normais" de roupas e brechós.


Trenchcoat:
Surgido para ser funcional, foi criado para ser usado por soldados. Peça clássica, sofre releituras todos os anos se adaptando ao mercado da moda. Difícil de coordenar Boystyle, por normalmente ter um design muito contemporâneo e aspecto de capa de chuva. Caso você tenha alguma experiência com o estilo pode se arriscar compondo outfits com temática militar. 

Casacos Longos:
Aaaaah esses sim são extremamente apropriados para Dandy. Nem sempre ficam bem em Ouji, mas você pode tentar. Normalmente seu comprimento vem até metade da coxa ou acima dos joelhos. Evite casacos abaixo dos joelhos. Podem ser "simples" e discretos ou possuir detalhes como golas estilizadas, tecidos trabalhados e botões decorados. Estão mais próximos das casacas usadas entre o século XVIII e XIX. Infelizmente é mais difícil de conseguir encontrar. Você pode fazer sob encomenda com alguma costureira ou alfaiate ou então comprar pela internet em sites especializados em trajes de época.